Sobre a Paraiwa
1.1 - Dados Institucionais
- Razão Social: PARA'IWA - COLETIVO DE ASSESSORIA E DOCUMENTAÇÃO
- CNPJ: 70.134.077/0001-30
- Endereço Completo: Av. Rui Carneiro, 201, SL 206 - Tambauzinho – João Pessoa / PB
- CEP: 58.032-101
- Telefone: (083) 3225-4772
- E-mail: paraiwa@gmail.com
- Sítio: www.paraiwa.org.br
- Nome do Responsável: Durval Leal de Araújo Filho
- Cargo: Coordenador Geral de Projetos
- Presidente em exercício
- Maria do Socorro Targino Praxedes
- Dados Bancários
- Banco: Caixa Econômica Federal
- Agência: 904
- Conta n.º: 2043-4
Fundação: 18 de julho de 1994
Fundadores
- Gil Nunes Maia Jr (advogado)
- Benedita Dias da Mata (geógrafa)
- Durval Leal de Araújo Filho (documentarista)
- Cynthia Fabel Leal (administradora)
- Marcelo Soares Barbosa (contador)
- Maria Cláudia Mibieli Kohler (bióloga)
- Paulo Fernando Garreta Harkot (oceanógrafo)
- Maria das Vitórias Lima Rocha
- Antônio Gualberto Filho (engenheiro de produção)
- Kleber Grubel da Silva (oceanógrafo)
- Eli-Eri Luiz de Moura (maestro)
- Carlos Carvalho (webdesign)
- Francisca Tereza Montenegro de Aquino
Sede Administrativa
Localizada a Avenida Rui Carneiro, nº 201, salas 206 e 207. Bairro de Tambauzinho, em João Pessoa / Paraíba. Cep 58032-101.
Equipe
- Maria do Socorro Targino Praxedes Presidência, Voluntário e Consultor
- Aresque Machado de Almeida – Vice-Presidência, Voluntário e Consultor
- Saullo Farias –Secretário, Voluntario e Consultor
- Durval Leal Filho – Coordenador de Projetos, Voluntário e Consultor
- José Valdir – Diretor de Arte, Voluntário e Consultor
- Marcus Vilar – Cineasta, Voluntário e Consultor
- Reinaldo Izidro – Contador e Voluntário
- Vivian Maitê – Coordenadora, Voluntária e Consultora
- Thomas Gustavo – Editor, Câmera Bolsista e Instrutor
- Miguel Ferreira – Design, Bolsista e Instrutor
- David Alves - Bolsista e Instrutor
- Patrícia Rosendo – Voluntária e Consultora
- Caio Gomes - Voluntário
- Kerson Mazureiki – Instrutor e Voluntário
- Elidiana Oliveira – Bolsista e Instrutora
- Eliseuda Oliveira – Bolsista e Instrutora
- Elisandra Oliveira - Voluntária
1.2 - Declarações
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público OSCIP 12/2001
Reconhecida de Utilidade Pública Estadual 14/01/2003
Filiada ao Movimento Nacional de Direitos Humanos MNDH
Entidade Membro do Conselho do Terceiro Setor do PRODETUR II Programa de Ação Para o Desenvolvimento do Turístico da Paraíba
1.3 - Área de atuação:
Atua prioritariamente no Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil, que possui 223 municípios, em sua grande maioria com baixos índices de indicadores sociais, com 75% do seu território constituído de clima semi-árido. No período de 1994 a 2006, o PARA'IWA atuou em 75% dos municípios existentes, exatamente 175 deles, nas diversas micro-regiões em que se divide o Estado.
1.4 - Objetivo Geral
Desvelar a cultura da Paraíba, registrando a diversidade ambiental e difundindo a realidade regional, através de projetos pautados na linguagem audiovisual e multimídia, promovendo assim o resgate histórico e divulgando as potencialidades sócio-culturais da Paraíba e demais estados no Norte e Nordeste do Brasil.
1.5 - Objetivos Específicos
- Produzir conhecimentos acerca da realidade social, cultural, ambiental, turístico e econômico, priorizando as regiões norte e nordeste do Brasil;
- Promover a educação e qualificação profissional voltada à cultura, lazer, turismo, meio ambiente, informação, comunicação e artesanato.
- Promover o desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.
- Sistematizar, realizar, agenciar, editar, distribuir e divulgar textos, projetos, publicações, conteúdos audiovisuais (cinema, vídeo, vídeo tapes publicitários e televisão), iconografia e multimídia em geral relativos à produção de conhecimento acerca da realidade social, cultural, ambiental, turística e econômica.
- Elaborar diagnósticos e pesquisas, divulgando os resultados à sociedade civil, através da linguagem audiovisual, multimídia e impressos.
- Promover o desenvolvimento integrado e sustentado de comunidades rurais e litorâneas inclusas nos projetos.
- Estimular o surgimento de movimentos sociais habilitados para discutir os problemas ambientais que ameaçam a qualidade de vida.
- Sensibilizar a sociedade civil para o fortalecimento ou criação de organizações não governamentais engajadas na luta pela preservação do meio ambiente, das manifestações culturais e da qualidade de vida.
- Assessorar, administrar, gerenciar e agenciar projetos de outras ONGs, empresas, autarquias federais, estaduais e municipais; técnicos profissionais e artistas cujos objetivos sejam comuns.
- Fomentar a valorização da identidade cultural regional, promovendo a cultura, a defesa e a conservação do patrimônio histórico, artístico e imaterial.
- Promover a democratização da informação e o acesso aos meios para a sua divulgação.
- Promover os direitos humanos e a cidadania;
- Promover a cultura, o meio ambiente e o turismo como alternativas para o desenvolvimento econômico-sustentável das regiões, de forma participativa, profissional e ética;
- Promover a e estimular a gestão participativa dos recursos hídricos;
- Apoiar e fomentar ações de convivência com a região semi-árida utilizando tecnologias de conservação e gestão participativa dos recursos hídricos.
1.6 - Histórico do Para'iwa
- O Para’iwa Coletivo de Assessoria e Documentação, Organização da Sociedade Civil fundada em 18 de julho de 1994, sem finalidade lucrativa, tem como missão a produção e difusão do conhecimento sobre a realidade sócio, cultural, econômica, ambiental e turística, que contribua para formação e capacitação de jovens e da comunidade, promovendo a transformação da realidade regional e a participação democrática na gestão de desenvolvimento. Tem como base de ação a promoção da identidade cultural e do reconhecimento da realidade local, com produção de material multimídia, vídeos, filmes, fotografias, livros e sítios na internet.
- Seguindo essa linha e considerando as dificuldades de acesso à informação sobre a realidade regional e as potencialidades do estado, o Para’iwa vem constituindo um acervo multimídia interdisciplinar de apoio à educação e ao ensino da rede pública e privada. A base desta documentação são os diversos projetos que englobam temas como: identidade, cultura, águas, artesanato, inclusão digital, música, artes plásticas, literatura, meio ambiente e realidade regional.
- Ao longo desses quinze anos de existência, o Para’iwa desenvolveu e implementou projetos com associações de artesãos, produtores rurais, outras ONGs e sempre contou com o apoio de vários parceiros e incentivadores. Utilizando adequadamente os recursos públicos e as leis de incentivo à cultura (como a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual, ambas do Ministério da Cultura; e a Lei Viva Cultura, da Prefeitura de João Pessoa), a entidade consegue desenvolver suas ações ao mesmo tempo em que estimula empresas a associarem seus nomes a projetos culturais e sociais, contribuindo na difusão desse tipo de investimento e responsabilidade cultural e social. Além disso, a ONG mantém relações institucionais com o Governo do Estado e com diversas Prefeituras Municipais.
- Dentre os parceiros estão a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o INCRA, o SEBRAE, o Governo do Estado da Paraíba, o Governo do Estado de Pernambuco, as Prefeituras de João Pessoa, Monteiro (PB), Bananeiras (PB), entre outras. As empresas que ao longo desses anos incentivaram vários projetos são: Banco do Nordeste, Banco do Brasil, PARAIBAN, Hotel Tambaú, Transnacional, Telemar, Celb, Lady Center Maternidade, Grupo C. Rolim, Prosoft Informática, Planc, Casa Pio e Netwaybbs.
- Como reconhecimento pela qualidade de seus trabalhos, o Para’iwa recebeu diversos prêmios à projetos desenvolvidos, bem como em Festivais Nacionais e Internacionais de Cinema e Vídeo, representando a produção audiovisual da Paraíba e levando seu nome a diversos lugares do Brasil e do Exterior.
1.7 - 15 Anos de Atuação
São 15 anos divulgando a realidade social, cultural, econômica e ambiental paraibana e nordestina. Este é o Para’iwa, uma das mais dinâmicas e importantes ONGs do Estado que se preocupa em estudar a fundo a realidade regional, desenvolvendo diagnósticos e propondo projetos de acordo com as particularidades de cada microrregião paraibana. Ao longo dos anos, o Para’iwa sempre manteve uma equipe capacitada, que vai a fundo nos projetos, nas questões sociais e culturais do estado. A ONG promove a valorização e o resgate à dignidade e à identidade cultural de localidades, mostrando as várias tramas, cores, rostos, cheiros, gostos e texturas que formam a Paraíba.
1.8 - Convênios e Contratos
- Ministério da Cultura – Programa Cultura Viva – Pontos de Cultura
- Universidade Federal da Paraíba – Acordo de Cooperação Técnica
- Universidade Federal de Campina Grande – Acordo de Cooperação Técnica INCRA – Paraíba – Acordo de Cooperação Técnica
- Diocese de Guarabira (PB) – Acordo de Cooperação Técnica
- UNIPE – Instituto Paraibano de Educação – Estágios
- Escola Técnica Federal da Paraíba – Estágios
- Prefeitura Municipal de Bananeiras – Acordo de Cooperação Técnica Prefeitura Municipal de Pitimbu – Acordo de Cooperação Técnica
- Prefeitura Municipal de Monteiro – Acordo de Cooperação Técnica