Balanço
social - 2010
PARAIWA
Cine Clube Latitude 7
Exibir as produções audiovisuais de curta e longa metragem da Paraíba, bem como as obras cinematográficas nacionais, buscando a formação de platéia e a difusão do cinema brasileiro no estado. Este é o objetivo do Cine Clube Latitude 7, projeto da ONG Para´iwa Coletivo de Assessoria e Documentação, através de seu Ponto de Cultura Para´iwa Multivisual.net, em parceria com a Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura & Artes e apoio da TV Cabo Branco.
Com estréia para este domingo, às 18:30h, o Cine Clube exibirá o curta metragem “Terra de Morada”, de Durval Leal Filho, filme sobre o assentamento Fazenda Santa Catarina, em Monteiro (PB), lugar onde nasceu e ainda vive a tocadora de pífanos Zabé da Loca. E o documentário em longa metragem" O Senhor do Castelo", de Marcus Vilar, filme que narra a vida e a obra do escritor paraibano Ariano Suassuna.
O Latitude 7 se realizará todo primeiro domingo do mês na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura & Artes, e nos próximos meses já conta em sua programação com os filmes O Engenho de Zé Lins, de Vladimir Carvalho; A Árvore da Miséria, de Marcus Vllar, entre outros.
Contamos com a presença de todos e esperamos fomentar a cena cultural de nossa cidade, expondo e divulgando os talentos de nosso povo. Até lá!
Dia 07 de fevereiro de 2010
Local: Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura & Artes
Hora: 18:30
Festival do Minuto no Ponto
O Cineclube CineBans, do Ponto de Cultura Para´iwa Multivisualnet Bananeiras, exibirá os melhores vídeos de 2009 do Festival do Minuto.
As sessões serão dias 13 e 14 de março de 2010, às 19 e 17 horas, respectivamente. Não serão cobrados ingressos.
É a segunda vez que o Ponto de Cultura participa desse Festival. Em 2007, os vídeos vencedores do Festival do Minuto foram exibidos no Ponto de Cultura Para´iwa Multivisualnet do Bairro São José, em João Pessoa.
O Festival do Minuto surgiu em 1991, com o objetivo de instigar nas pessoas a necessidade de sintetização das idéias e mensagens a serem transmitidas em vídeos de até 60 segundos de duração, diante do mundo globalizado e repleto de informações do século XXI. A mostra de 2010 será exibida anualmente em mais de 250 cidades em todo Brasil, entre os dias 09 e 14 de março de 2010, mostrando ao país inteiro o que há de mais criativo na produção de vídeos de curtíssima duração.
Resultado do Concurso Roteiros de 1 Minuto - Histórias de Mestre.
- TIAGO DANTAS GERMANO
- VITTO VILAR
- GEORGE MARTINS
- MARIA DA PENHA TEIXEIRA DE SOUZA
- EMERSON DE CUNHA DE SOUSA
- VIRGÍNIA DE OIVEIRA SILVA
CRONOGRAMA DA GRAVAÇÃO DO ROTEIRO HISTÓRIA DOS MESTRES
SELECIONADOS |
DIA DE GRAVAÇÃO |
1- ANTONIO HENRIQUES NETO |
13 DE JANEIRO |
2- MANO MAX |
14 DE JANEIRO |
3- OS ENCANTOS DO CABO BRANCO |
15 DE JANEIRO |
4- MESTRE XANDA |
25 DE JANEIRO |
5- EMBOLADA DANADA |
26 DE JANEIRO |
6- MESTRE DO PÍFANO |
26 DE JANEIRO |
EXPOSIÇÃO PARA’IWA 15 ANOS CULTURA, IMAGEM E AÇÃO.
O PARA’IWA, COLETIVO DE ASSESSORIA E DOCUMENTAÇÃO, estará realizando a Mostra Para’iwa 15 anos, apresentando um retrato histórico de suas ações e projetos desenvolvidos pela ONG. A exposição estará na Estação Ciência no período de 09/12/09 a 17/01/10, exibindo um acervo de banners sobre os projetos, Pedro Américo, que homenageou o centenário de morte de um dos pintores mais importantes da história da arte brasileira; Rendas do Cariri, que buscou resgatar, valorizar e desenvolver o artesanato de renda nessa região; Patrimônio Esquecido, retratando a história da Paraíba sob a óptica de seus prédios em ruínas; também conta com banners da produção de filmes como Terra de Morada, Senhor do Castelo, A Canga, dentre outros. Além de várias outras produções que vão de projetos educacionais à capacitações de jovens.
Show Mestre da Cultura.
Dia 04 de DEZEMBRO 2009 (sexta feira)- Ponto de Cem Réis
16h30min - Maestro do Teatro de Mamulengo.
17h15min - Caina dos Criuolos
18h15min - Exibição do Filme TERRA DE MORADA.
18h45min - Prêmio Terra de Morada Zabé da Loca.
19h00min - Show de Zabé da Loca
19h30min - Pinto do Acordeon
20h30min - Da Silva/Baixinho do Pandeiro
Notícia Urgente!
CONCURSO DE ROTEIROS HISTÓRIAS DE MESTRE
Expressar a admiração por alguém que transmite conhecimentos de forma mágica, documentando em audiovisual esta referência humana. Esta é a proposta do Concurso de Roteiro HISTÓRIAS DE MESTRE, que o Para´iwa promove em novembro. Escreva um roteiro de 01 minuto documentando um mestre do conhecimento - um professor, um músico, um cozinheiro, um pescador, um escritor, um artista, um contador de estória, ou seja, um cidadão que no seu cotidiano inspira e transmite conceitos da Maestria e do Saber.
INSCRIÇÕES: De 18 a 02/11
Pelo e-mail: paraiwa@gmail.com
RESULTADO DA SELEÇÃO – 02/12 no site www.paraiwa.org.br
REGULAMENTO
1. QUEM PODE PARTICIPAR
Podem participar do Concurso Histórias de Mestre, residentes na Paraíba, que inscrevam um roteiro básico para documentário no referido tema.
2. FORMATO DOS ROTEIROS
Os roteiros poderão ser enviados em qualquer formatação dentro do tema proposto, atentando-se para o tempo de duração dos vídeos, descrição no item subseqüente.
3. DURAÇÃO DOS VÍDEOS
Os vídeos deverão ter no mínimo 1 segundo e no máximo 60 segundos de duração, incluindo os créditos. Em outras palavras, os nomes das pessoas que realizaram o vídeo deverão estar dentro do limite máximo de 60 segundos. (Será dada uma tolerância de no máximo até 3 segundos.)
4. OBRIGATORIEDADE DOS CRÉDITOS NOS VÍDEOS ENVIADOS
Os vídeos deverão ter obrigatoriamente os créditos responsáveis por sua realização, incluindo créditos de trilha sonora (independentemente dela ser de domínio público ou não), de imagens e outros materiais de terceiros.
5. LIMITE DE INSCRIÇÃO
Não há limite de inscrições a serem enviados por realizador. A inscrição é gratuita e efetivada quando do envio do roteiro no tema Histórias de Mestre.
6. PERÍDO DE INSCRIÇÃO
As inscrições estão abertas de 18 a 28 de novembro de 2009. Podem ser realizadas mediante o envio do roteiro para seleção por e-mail (paraiwa@gmail.com), correio ou entregue pessoalmente na sede do Para´iwa Coletivo de Assessoria e Documentação, no endereço é:
Av. Rui Carneiro, 206 – sl 201 – Tambauzinho
Joao Pessoa/PB
CEP: 58032-101
7. DA SELEÇÃO
Os roteiros inscritos serão selecionados pelos sócios do Para´iwa Coletivo de Assessoria e Documentação, considerando-se os seguintes critérios:
- Originalidade da proposta;
- Abordagem ao tema proposto - Histórias de Mestres;
- Adequação do roteiro para realização de um vídeo de até um minuto de duração.
8. DA REALIZAÇÃO DOS VÍDEOS
Os roteiros selecionados serão gravados e editados pela equipe Para´iwa, sob a direção do roteirista(s) selecionado.
A produção necessária para realização do roteiro será realizada pelo roteirista(s) e pela equipe Para´iwa.
9. DO LANÇAMENTO DOS VÍDEOS
Os vídeos finalizados serão lançados em edezembro/janeiro na TV Cabo Branco, com abrangência estadual.
10. CESSÃO DE DIREITOS PARA PROMOÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL DOS VÍDEOS
O autor / realizador ou titular do vídeo realizado após seleção do roteiro, cede a título gratuito todos os direitos de seu(s) vídeo(s) pelo prazo de 5 anos, prorrogáveis automaticamente, para:
a) A veiculação ou exibição em programas jornalísticos em qualquer tipo de mídia, na íntegra ou em parte.
b) A veiculação, exibição ou divulgação em centros culturais, museus e demais estabelecimentos culturais sem fins lucrativos, dentro e fora do Brasil.
c) Para a confecção de catálogos do Para´iwa Coletivo de Assessoria e Documentação - ou formatos que venham a substituí-lo - para divulgação e difusão cultural sem fins lucrativos.
d) Para promoção do Para´iwa Coletivo de Assessoria e Documentação em seu site e em canais de Portais ou sites de internet parceiros da instituição.
e) Promoção do Para´iwa Coletivo de Assessoria e Documentação em todas as formas de televisão incluindo Televisão de Programação Paga ("Pay-Per-View"), Televisão Paga ("Pay TV"), Televisão de Sinal Aberto ("Free TV"), IPTV, bem como em monitores, painéis e televisores de mídia indoor e sinalização digital em elevadores, aeroportos, ônibus, metrô (e todos os demais espaços de exibição dessas mídias).
11. AUTORIZAÇÃO PARA COMERCIALIZAÇÃO E/OU DISTRIBUIÇÃO DOS VÍDEOS
O autor / realizador ou titular do vídeo, ao inscrever-se, cede os direitos de comercialização e/ou distribuição ao Para´iwa Coletivo de Assessoria e Documentação. Os direitos de distribuição de seu(s) vídeo(s) em toda e qualquer modalidade de utilização e meios existentes ou que venham a ser criados, tais como, mas não limitado a:
a) Circuitos de salas de cinema ("Theatrical" e "Non-Theatrical");
b) Todas as formas de vídeo doméstico (homevideo) incluindo Vídeo para Aluguel ("Home Video Rental"), nos formatos de vídeo-cassete, Digital Video Disc (DVD), Video Disc, vídeo interativo, CD-ROM e qualquer outro formato de vídeo existente ou que venha a ser criado;
c) Vídeo para Venda Direta ao Consumidor ("Home Video Sell-Through") nos formatos de vídeo-cassete, Digital Video Disc (DVD), Video Disc, vídeo interativo, CD-ROM e qualquer outro formato de vídeo existente ou que venha a ser criado;
d) "Public Video" em qualquer formato, suporte e meio de transmissão existente ou que venha a ser criado;
e) "Video On Demand" em qualquer formato, suporte e meio de transmissão existente ou que venha a ser criado;
f) Todas as formas de televisão incluindo Televisão de Programação Paga ("Pay-Per-View"), Televisão Paga ("Pay TV"), Televisão de Sinal Aberto ("Free TV"), IPTV;
g) Internet e outras mídias digitais (numéricas) interativas e assistidas por computador, meios multimídia e "on-line" (por cabo ou sem), telefone celular e demais redes de telefonia e telecomunicação;
h) Exibições comerciais em aeronaves, embarcações, trens, ônibus, e demais transportes de massa ou não, Linhas aéreas inclusive para distribuição em voôs e Navios;
i) Escolas, clubes museus, universidades, casernas e outras instituições;
j) Hotéis e Motéis;
k) Plataformas de Petróleo;
l) Exploração em jogos e sistemas interativos e dispositivos de leitura eletrônica bem como dispositivos baseados ou assistidos por computador onde o vídeo seja explorado de maneira não linear;
m) Nos portais da Internet onde o Para´iwa Coletivo de Assessoria e Documentação esteja sediado, dentro e fora do Brasil;
n) Canais do Para´iwa Coletivo de Assessoria e Documentação em portais ou sites de internet parceiros.
o) Monitores, painéis e televisores de mídia indoor e sinalização digital em elevadores, aeroportos, ônibus, metrô e todos os demais espaços de exibição dessas mídias.
A cessão de direitos abrange a possibilidade de reprodução no Brasil e no exterior, salvo em casos específicos, em que haja acordo por escrito entre o autor / realizador ou titular do vídeo e o Para´iwa Coletivo de Assessoria e Documentação.
O autor / realizador ou titular do vídeo autoriza a retirada do som, bem como a redução do tamanho dos créditos de seus vídeos, caso isso seja necessário para a exibição em qualquer uma das mídias descritas acima.
A cessão dos direitos de utilização, comercialização e distribuição dos vídeos será de forma exclusiva.
12. VALIDADE DA AUTORIZAÇÃO PARA COMERCIALIZAÇÃO DOS VÍDEOS.
O prazo de validade da autorização para a comercialização dos vídeos será de 5 (cinco) anos, contados a partir da inscrição do(s) roteiro(s) no Concurso Histórias de Mestre. Esta autorização estará automaticamente prorrogada por mais 5 (cinco) anos caso nenhuma das partes manifeste interesse em revogá-la. Esta manifestação deverá ser feita por escrito e até 30 (trinta) dias antes do término do contrato.
Outras noticias..
RELATORIO MAIO DE 2009
Durval Leal Filho – Coordenador de Projetos
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
- Fechamento do Balanço – 2008;
- Participação Cineport – Lançamentos de
filmes, vídeos, e divulgação institucional,
com recursos envolvidos – Projeto Ponto de Cultura MULTIVISUAL
NET BANANEIRAS BREJO DA PARAIBA e Projeto PARAIWA – COLETIVO,
público alvo atendido média de 500 visitantes a barraca,
venda de de 30 DVD gerando um total de R$ 350,00, recursos envolvidos
– Projeto Ponto de Cultura PARAIWA MULTIVISUAL NET e PARAIWA –
COLETIVO;
- Tomada de preço e compra de Barraca 4 x 4m, recurso Ponto de
Cultura, para as comemorações - PARAIWA 2009 –
15 anos, recursos envolvidos – Projeto Ponto de Cultura PARAIWA
MULTIVISUAL NET e PARAIWA – COLETIVO;
- Realização da Oficina Introdução ao Audiovisual,
em Bananeiras, com apoio da Prefeitura Municipal de Bananeiras, foram
capacitados 8 jovens, e finalizados 4 vídeos documentarios
de 1 minutos de duração, com recursos envolvidos –
Projeto Ponto de Cultura MULTIVISUAL NET BANANEIRAS BREJO DA PARAIBA
e Projeto PARAIWA – COLETIVO, público alvo atendido direto
12 jovens em formação;
- Lançamento no Cineport do filme de curta metragem 35mm/vídeo
digital, 2 X NÃO SE FAZ, documentario com Direção
Marcus Vilar/Produção Durval Filho, Produção
PARAIWA – Ponto de Cultura PARAIWA MULTIVISUAL NET, com recursos
envolvidos – Projeto Ponto de Cultura PARAIWA MULTIVISUAL NET
e PARAIWA – COLETIVO, via co-produção Marcus Vilar
– FMC – Fundação Cultural de João Pessoa,
público alvo atendido com a média 100 de espectadores;
- Lançamento no Cineport do filme de curta metragem 35mm/vídeo
digital, GRAVIDADE,ficção com Direção
Torquato Joel, Produção Durval Filho, Apoio PARAIWA em
Convenio UFPB/PRAC/COEX, público alvo atendido com média
500 de espectadores;
- Lançamento no Cineport da série DH nos Pontos,
dos vídeos de 1 minuto sobre Direitos humanos, realizados via
concurso, 10 vídeos de 1 minuto; Produção o PARAIWA
– Ponto de Cultura PARAIWA MULTIVISUAL NET, com recursos envolvidos
– Projeto Ponto de Cultura PARAIWA MULTIVISUAL NET e PARAIWA –
COLETIVO, SPPC/MINC, público alvo atendido com a média
500 de espectadores;
- Entrega de seis kit das séries vídeos PARAIWA, composta
com os de DVD das 4 séries,mais o dvd “O Senhor do Castelo”
e “Duas vexes não se faz”, aos paises e de Lingua
Portuguesa presentes a Rede Cineport – Formação
do Olhar, parceria Fabrica do Futuro, Cesár Piva, Contato Direto,
com recursos envolvidos – Projeto Ponto de Cultura PARAIWA MULTIVISUAL
NET e PARAIWA – COLETIVO, público alvo atendido 5 instituições
de paises de Lingua Portuguesa;
- Tomada de preço e compra de equipamentos: caixa de som amplificada;
tela com tripe para projeção audiovisual e mesa de som,
com recursos envolvidos – Projeto Ponto de Cultura PARAIWA
MULTIVISUAL NET e PARAIWA – COLETIVO;
- Prestação de Contas da 3ª parcela Projeto Ponto
de Cultura PARAIWA MULTIVISUAL NET e Ponto de Cultura MULTIVISUAL NET
BANANEIRAS BREJO DA PARAIBA, recursos envolvidos PARAIWA – COLETIVO;
- Fechamento do Projeto PONTÃO DE CULTURA – MULTIVISUALNET
CAATIGA, finalização no SINCONV e do planejamento
e orçamento, parcerias formalizadas: CARIRIS DANÇA E VIDAS
– TAPEROÁ – PB, - ANJOS DA CAATINGA E PASSOS CIDADÃO
– SERRA BRANCA – PB, XIQUE-XIQUE – CATOLÉ DO
ROCHA – PB, - ANTONIO NOBREGA E CAMINHOS DE ACAHUM – APARECIDA
– PB, - MULTIVISUALNET – BANANEIRAS BREJO DA PARAÍBA
– BANANEIRAS – PB, - ESTAÇÃO DA CULTURAL –
ARCO VERDE – PE, com recursos envolvidos – Projeto Ponto
de Cultura PARAIWA MULTIVISUAL NET e Ponto de Cultura MULTIVISUAL NET
BANANEIRAS BREJO DA PARAIBA e PARAIWA – COLETIVO;
- Formalização contrato com a Prefeitura Municipal de
Bananeiras para realização de vídeo documentario
digital, com 12 a 15 minutos de duração, sobre o tema
PATRIMONIO IMATERIAL, Roteiro, produção e direção.
Recurso envolvidos R$ 7.900,00 (sete mil e novecentos reais) Projeto
PARAIWA – COLETIVO, prazo de execução 45 dias;
- Envio de Projeto – MOSTRA PARAIWA CULTURA IMAGEM AÇÃO,
para o edital do MINC, PREMIO PEQUENOS EVENTOS CULTURAIS, no valor de
R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), realização
Projeto Ponto de Cultura PARAIWA MULTIVISUAL NET, com recursos envolvidos
Projeto Ponto de Cultura PARAIWA MULTIVISUAL NET e Ponto de Cultura
MULTIVISUAL NET BANANEIRAS BREJO DA PARAIBA e PARAIWA – COLETIVO;
EQUPE ENVOLVIDA:
- Maria do Socorro Targino Praxedes – Presidencia, Gestão
e Finanças, Voluntario e Consultor;
- Aresque Machado de Almeida – Tesouraria Gestão e Finanças,
Voluntario e Consultor;
- Saullo Farias –Secretário Gestão, Voluntario e
Consultor;
- Durval Leal Filho – Coordenador de Projetos, Voluntario e Consultor;
- José Valdir – Voluntario e Consultor;
- Shilom Gama – Voluntario e Consultor;
- Marcus Vilar – Voluntario e Consultor;
- Carlos Carvalho – Voluntario e Consultor;
- Reinaldo Izidro - Voluntario e Consultor;
- Kersom Mazureiki – Voluntario e Consultor;
- Rogerio Paiva – Instrutor;
- Thomas Gustavo – Bolsista e Instrutor;
- Abraão Matheus– Bolsista e Instrutor;
- Miguel Ferreira – Bolsista e Instrutor;
- Thiago Marques – Bolsista e Instrutora;
- Viviam Maite – Bolsista e Intrutora;
- David Alves - Bolsista e Instrutor;
Para´iwa
inicia suas oficinas 2009 de Formação Audiovisual
- MAIO 2009
Nesta
segunda-feira, dia 18 de maio, o Ponto de Cultura PARA’IWA
Multivisualnet inicia suas oficinas 2009 com
a oficina de Introdução ao Audiovisual, ministrada
por Abraão Matheus e Thomas Freitas. A oficina abordará
desde a história do cinema mundial e nacional, até
noções básicas de planos de filmagem e elaboração
de roteiros; terminando com as mãos na massa. Os participantes
criarão roteiros para vídeos de 1 minuto que serão
gravados nos últimos dias de curso. A oficina é
gratuita e faz parte das atividades do Ponto de Cultura Para´iwa
Multivisualnet. As inscrições estão abertas
e podem ser realizadas na sede da instituição ou
através do site.
Oficina
de Introdução ao Audiovisual
De 18 a 23 de maio de 2009
Das 14:00h as 18:00h
No sábado, 23 de maio, das 9:00h as 12:00h e das 14:00
as 18:00h
Sede do Parai´wa
Inscrições:
12 a 16 de maio de 2009
local:
PARA’IWA - Coletivo de Assessoria e Documentação
Av. Rui Carneiro, 201, sl 206, Tambauzinho – João
Pessoa – PB
CEP.: 58032-101 – Fone 3225-4772
e-mail: paraiwa@gmail.com
Internet:http://paraiwamultivisualnet.blogspot.com |
|
Oficina
Báscia de Audiovisual - ABRIL 2009