O Para’iwa é uma Organização Não-Governamental atuante desde 18 de julho de 1994, com ações direcionadas ao estado da Paraíba. A proposta é desvelar a cultura da localidade, de forma a registrar a diversidade ambiental, difundir a realidade regional e divulgar as potencialidades socioculturais, ambientais, turísticas e econômicas através projetos pautados na linguagem audiovisual e multimídia.
A entidade tem como missão a produção e difusão de conhecimentos contributivos na formação de jovens, bem como da comunidade, incentivando o protagonismo das comunidades na transformação da realidade regional através daparticipação democrática na gestão de desenvolvimento. A base é a realização de material multimídia, vídeos, filmes, fotografias, livros e sítios na internet.
O Para’iwa vê na realização audiovisual uma maneira de produzir conhecimentos acerca da realidade sociocultural, ambiental, turística e econômica. Neste sentido, ainda vê neste processo a potencialidade para promoção da educação e formação profissional voltada à comunicação, cultura, lazer, turismo, meio ambiente e artesanato. Com isso, há a possibilidade de promoção do desenvolvimento institucional, científico e tecnológico a partir da sistematização, realização, agenciamento, edição, distribuição e divulgação de textos, projetos, publicações, conteúdos audiovisuais (cinema e vídeo), iconografia e multimídia em geral.
Desta maneira, o Para’iwa entende a linguagem audiovisual, multimídia e impressa como formas de elaboração e divulgação de diagnósticos e pesquisas que estimulem o desenvolvimento sustentável e integrado de comunidades rurais e litorâneas. A partir de ações com estes vieses, a proposta é a do estímulo ao surgimento de movimentos sociais que protagonizem a discussão dos problemas concernentes e, também, a do fortalecimento da criação e manutenção de organizações não-governamentais engajadas na preservação do meio ambiente, na salvaguarda de expressões culturais e qualidade de vida.
O Para’iwa também assessora, administra, gerencia e agencia projetos ligados à outras ONGs, empresas, autarquias federais, estaduais e municipais, assim como técnicos profissionais e artistas. A linha de atuação é, por sua vez, a valorização da identidade regional, de forma a promover a cultura e salvaguarda do patrimônio histórico, artístico e imaterial e, ainda, incentivar a democratização da informação, o acesso aos meios para a sua divulgação e, conseguintemente, a cidadania.