Municípios Paraibanos            


Pitimbu


    Primitivamente, chamava-se Porto dos Franceses e chegou a alcançar grande prosperidade, sendo vila e sede de comarca. Mais tarde, perdeu esta condição para a povoação de Conde, sendo as duas, pouco tempo depois, incorporadas ao município de João Pessoa. Chamou-se porto dos Franceses porque em época anterior a conquista da Paraíba pelos Potiguaras, os franceses ali aportavam seus navios realizando o comércio do pau brasil com os Tabajaras.
    Hoje, Pitimbu tem o perfil voltado para a exploração de produtos da pesca, especialmente lagosta, e da agricultura, principalmente o abacaxi. Além disso, constitui um excelente ponto apropriado para a exploração de atividades turísticas.

Localização
    Pitimbu localiza-se na Microrregião do Litoral Sul, distando 60 Km de João Pessoa e 90 Km de Recife, seguindo pela rodovia federal BR-101.

Clima
    Temperado. O inverno começa em maio e termina em agosto.

Folclore
    O bumba-meu-boi, ciranda, coco-de-roda e vaquejada.

População e Espaço Físico
    O município tinha, em 1996, segundo o IBGE, 12.182 habitantes. Possui uma área de 142,1 Km2, registrando uma densidade populacionalde 85,7 hab/Km2, quase 47% superior à média encontrada para o Estado.

Educação
    Conforme dados do IBGE, há em Pitimbu 4.640 pessoas sem instrução ou com menos de 1 ano de instrução, com um índice de analfabetismo da ordem de 40% da população. Se acrescentado pessoas com apenas um ano de estudo, esse índice eleva-se para 50,5% da população.

Artesanato
    A atividade artesanal que se destaca em Pitimbu é a confecção de artigos em conchas e em bambus.