Municípios Paraibanos            


Cuité


    A primeira ocupação foi realizada pelos índios Tarairiús, Paiacús e Sucurús.
    O povoamento de Cuité começa com Caetano Dantas Correia, cujo pedido de data é de 31/10/1834. No dia 17/07/1768, o coronel de milícias Caetano Dantas Correia e sua esposa Josefa de Araújo Pereira doavam terras na Serra do Cuité para construção da capela, tendo como padroeira Nossa Senhora das Mercês.
    Cuité participou ativamente de vários movimentos libertários como a abolição da escravatura, a Guerra do Paraguai e a Sedição de Quebra-Quilos.

Localização
    O município de Cuité está localizado na Mesoregião do Agreste Paraibano e Microrregião do Curimataú Ocidental. Limita-se a Leste com Cacimba de Dentro e Barra de Santa Rosa; a Oeste com Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada e Picuí; ao Norte com o Estado do Rio Grande do Norte e ao Sul com Cubatí.
    Sua altitude é de 667 metros acima do nível do mar. Seu teritório ocupa uma área de 758,6 quilometros quadrados, o que o situa como o décimo segundo em extensão no Estado da Paraíba.

Clima
    O clima predominante é quente e seco. O município, por sua altitude, quase sempre apresenta uma temperatura amena, oscilante entre 17 e 28°C. A precipitação pluviométrica anual é de 916,30 mm.

Relevo
    Topografia muito acidentada, pois se situa na Serra da Borborema.

Hidrografia
    O Rio Curimataú é o mais importante dos que cruzam o município, destacando-se ainda a presença dos Rios Japí ou Jacú, Santa Rosa e Cachorro Pintado, bem como os riachos Urubu ou Cabelo, Poleiro ou Das Almas, Quandu e Da Cruz. Todos temporários.
    O Olho D'água da Bica é uma rica fonte que se abre numa rocha a 140 metros de altura.
    O açude que mais se destaca no município é o Boqueirão do cais, responsável pelo abastecimento da cidade.

População
    Atualmente estimada em 23.153 habitantes.

Manifestações Folclóricas
    São frequentes no município o Pastoril ou Lapinha, a Vaquejada e os Poetas populares.

Religião
    A religião predominante na cidade é a Católica, existindo também Igrejas Evangélicas, como a Assembléia de Deus, Batista e Pentecostal, com bom número de seguidores.

Artesanato
    Em Cuité, destaca-se o artesanato de macramê em sisal. Existe a "Cooperativa Artesanal do Curimataú".