Municípios Paraibanos            


Campina Grande


    No passado, era um destacado entreposto comercial da Paraíba e de toda região. Hoje se afirma enquanto pólo industrial importantíssimo, centro universitário de alto nível e uma das mais positivas vocações turísticas regionais. Dominando desde o extrativismo à agropecuária, da indústria de transformação à eletrônica, Campina Grande, dona de um dos mais importantes pólos coureiro-calçadistas do país, acolhe o turista com o seu clima serrano, seu comércio e uma das grandes feiras nordestinas.
    O nome de Campina Grande, segundo se deduz, tenha sido originário da topografia privilegiada, sobremaneira plana, com muitas baraúnas, paus-d'arco, aroeiras, angicos e mulunguzeiros, o que lhe dava a característica de uma "campina grande" . Daí a sua denominação.

Localização e Área
    Situa-se no Agreste da Borborema e ocupa uma área de 970 Km2. Dista 122 Km de João Pessoa.
    Limita-se com Gurjão (30 Km), Ingá (36 Km), Massaranduba (18 Km), Lagoa Seca (6 Km), Puxinanã (15 Km), Pocinhos (33 Km), Soledade (54 Km), Fagundes (24 Km), Queimadas (15 Km), Boqueirão (38 Km), Cabaceiras (60 Km) e São João do Cariri (51 Km).

População
    De acordo com o censo do IBGE, de 1991, a população era de 325.789 habitantes, sendo 152.424 homens e 173.365 mulheres.

Educação
    É considerada o Pólo geo-educacional do Estado, onde operam três entidades distintas: A UFPB (Universidade Federal da Paraíba), a FURNE (Fundação Universitária Regional do Nordeste) e a Faculdade de Medicina de Campina Grande.

Clima
    Equatorial (árido e semi-árido), com máximas de 27 graus e mínimas de 16 graus. O inverno começa em maio, terminando em agosto.

Acidentes geográficos
    Riachos Bodocongó, Catolé, Marinho, Tatu e Camará.

Acidentes orográficos
    Serras do Monte, que faz divisa com Cabaceiras e Boqueirão, e Serra Bodopitá, limitando com Fagundes e Queimadas.

Curiosidades
    Em vários lugares do município se encontram fósseis de animais antediluvianos e inscrições rupestres.

A Festa de São João
    As celebrações juninas sempre foram marcantes em Campina Grande. Mas a partir da década de 80, a construção do Parque do Povo, um grande forródromo, revolucionou os festejos aos quais toda a população aderiu. Ao longo do mês de junho, são 30 dias de agitação artística, de renovação cultural e de culto a uma tradição.
    Além do Parque do Povo, tem a Vila Forró, uma autêntica reconstituição de uma comunidade interiorana do nordeste. É um empreendimento arquitetônico a serviço da festa e das tradições culturais da região. O "maior São João do mundo", como a festa se notabilizou nacionalmente, também possibilitou a criação da Orquestra Sanfônica, única do gênero em todo o país.

Artesanato
    Na cidade, destaca-se os seguintes tipos de artesanato: couro, brinquedos populares, madeira e cerâmica. Existe, ainda, a "Casa do Artesão de Campina Grande", que dá apoio no processo de produção e comercialização dos produtos artesanais.