Municípios Paraibanos            


Cabedelo


    A história de Cabedelo se mistura com a história do Brasil: o forte de Santa Catarina, a invasão dos holandeses e dos franceses ocorrida no século XVI. A construção do Forte Velho e da Fortaleza de Santa Catarina datam de 1585, uma das preocupações de Martim Leitão, considerado o pioneiro da colonização do município.
    O porto de Cabedelo é o único de destaque na Paraíba e teve uma importância muito grande no escoamento da produção agrícola do Nordeste.

Localização e Área
    Situa-se no Litoral Paraibano e ocupa uma área de 33 Km2.
    Limita-se com Santa Rita (30 Km), João Pessoa (18 Km) e o Oceano Atlântico.

População
    De acordo com o censo do IBGE, de 1991, sua população era de 28.926 habitantes, sendo 13.793 homens e 15.133 mulheres.

Turismo
    O município de Cabedelo possui as praias do Poço (no povoado do mesmo nome), Formosa, Camboinha e Areia Dourada. São de rara beleza e recebem diariamente um grande número de turistas que vão apreciar a paisagem e aproveitar o excelente banho de mar. Bons restaurantes e bares com bebidas e comidas típicas são encontrados na orla marítima.

Clima
    Possui clima quente e seco, com máximas de 32 graus e mínimas de 22 graus. O inverno inicia em maio e termina em setembro.

Acidentes Geográficos
    Além do Oceano Atlântico tem o Rio Paraíba que faz limite com o município de Santa Rita e a Ilha da Restinga, naquele rio. Cabedelo está situada numa extensa e uniforme planície arenosa costeira.

Padroeira
    Sagrado Coração de Jesus, cuja festa se realiza a 9 de junho.

Artesanato
    Em Cabedelo, destaca-se o artesanato feito do coco, fruto abundante na região.
    Na Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, há a "Associação Cultural de Cabedelo", que comercializa os produtos artesanais.